Construção carbono zero: O que isso significa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre construção carbono zero, mas sabe o que esse termo significa na arquitetura e construção? As construções carbono zero têm em diferente das comuns, uma preocupação ambiental desde a fabricação dos materiais até o seu uso no cotidiano pelos residentes, seja em edifícios comerciais, residenciais ou industriais.



Ao longo do tempo de vida de um edifício, calcula-se que 80% do impacto em termos de consumo de energia ocorrem na fase de operação do edifício, e outros 20%, na fase de projeto e construção. Por isso, as decisões que tomamos no projeto e na obra são tão importantes. Hoje em dia essa preocupação acabou gerando um novo conceito, o do edifício carbono zero.

O edifício carbono zero é aquele que produz, no mínimo, a mesma quantidade de energia que consome, ou seja, é autossuficiente. A energia gerada deve vir de fontes renováveis, como o sol, o vento, ou mesmo a água. O Brasil produz mais de 60% de sua energia em hidrelétricas, mas as secas e os picos de consumo fazem com que tenha que ser complementada com energia de termelétricas, que consomem combustível e geram emissões de carbono, o que queremos evitar. Para atingir a autossuficiência, é importante olhar também para o lado do consumo: lâmpadas LED, automação, ar condicionado eficiente ajudam a reduzir o consumo de energia do edifício, demandando uma geração menor de energia renovável para ser carbono zero.

Zero Carbon Building / Ronald Lu and Partners

Um edifício carbono zero deve também, evitar emissões de gás carbônico na fabricação e transporte dos materiais que serão utilizados na sua construção. Ainda hoje, uma das maiores fontes de emissão no Brasil é o desmatamento. O uso de madeira legal e certificada na obra ajuda a mitigar isso. Outros materiais, como o cimento CP III, aproveitam escória, que é um resíduo do processo de siderurgia, como matéria prima na fabricação do cimento. Outra dica é comprar de fabricantes mais próximos para reduzir a emissão de carbono no transporte dos materiais.

TVZEB Zero Energy Building / Traverso Vighy

Percebe-se então, a importância de incorporar nas etapas de construção, processos e materiais, produtos que amenizam o impacto causado no meio ambiente pela emissão de gás carbônico. Utilizar matéria-prima alternativa, ou produtos que não tenham em sua linha de fabricação um alto consumo de energia, além de buscar opções de produção de eletricidade através de fontes renováveis são passos importantes para se tomar rumo à uma construção carbono zero.

Casa Sustentável Piloto ZEB / Snøhetta

Veja também

08 out., 2021
Sua empresa está deixando o local ou sendo realocada para outro espaço? O descomissionamento é um fator significativo na entrega do imóvel. Entender as responsabilidades de desativação - de acordo com o contrato de locação - é fundamental. Ao assinar o contrato de locação do escritório, a empresa torna-se contratualmente obrigada a seguir as cláusulas de desativação, as quais especificam as condições que o espaço deverá ser devolvido. O descomissionamento nada mais é que a desativação do ambiente, que consiste em retornar o espaço à sua condição original ao momento da locação. Como funciona o descomissionamento? A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com cada contrato de locação. Alguns exigem apenas a limpeza do ambiente, já outros, podem exigir a sua condição original. É mais comum que seja exigido em sua condição original, podendo incluir: Remoção de Drywall, paredes e/ou divisórias; Remoção de todo cabeamento instalado após a assinatura do contrato; Remoção de móveis, utensílios, equipamentos, entre outros; Fazer reparos, caso sejam necessários; Re-individualizar conjuntos unificados; Remoção de piso elevado, carpetes e forros. Deixar a Infra estrutura de Ar e Elétrica conforme o conjunto foi recebido. O descomissionamento é bem variável de acordo com cada contrato e essas são algumas das exigências que podem constar em suas cláusulas. A maneira mais fácil de cumprir as obrigações contratuais é contar com uma empresa qualificada para executar o processo de desativação do escritório, principalmente em casos de realocação, onde se faz necessário todo o cuidado com os pertences que poderão ser reutilizados. A Certo Engenharia oferece o serviço de descomissionamento, com profissionais licenciados e capacitados, gerenciando e executando o processo de forma econômica e eficiente. ⠀ https://www.certo.eng.br/corporativo
17 ago., 2021
Neste dia em que comemora-se o "Dia do Patrimônio Histórico", trouxemos três edifícios históricos, marcados pelos grandes projetos arquitetônicos, do município de São Paulo. Além de apresentarmos esses marcos, esperamos conseguir incentivar a proteção e conservação desses bens em nossa cidade!
30 mai., 2021
Especial Dia do Decorador
Mais artigos
Share by: