A sustentabilidade na construção civil
A preocupação com o meio ambiente e o conceito de sustentabilidade vêm se espalhado cada vez mais de forma positiva, e para a construção isso não é diferente. Com o uso da tecnologia aliado ao consumo consciente, materiais inovadores podem otimizar os processos, além de serem ecologicamente corretos. Confira alguns conceitos que podem fazer a diferença na sua obra:


1. Tijolos ecológicos
Se apresentando como um material mais resistente - até 37% a mais que os convencionais -, é produzido com com lã e um polímero facilmente encontrado em algas. Outra vantagem é que secam mais rápido e têm isolamento térmico superior em relação aos tradicionais.

2. Tinta solar
A tinta que absorve energia solar é um projeto que vem sido desenvolvido pela Universidade de Alberta (Canadá), e consiste na criação de uma tinta que aja como um painel solar. Por unificar funções, essa pode se tornar uma opção otimizadora de custos aos projetos desenvolvidos por arquitetos.

3. Concreto Sustentável
O concreto convencional é feito de cimento, areia, água, e compostos britados (brita, cascalho e/ou pedregulho), podendo conter cola ou fibra para dar liga. Produzido a partir de outras combinações, o concreto reciclado conta com diferentes fórmulas, desde a fabricação com escória de alto forno, até sobras de minérios e asfalto, advindos de demolições e entulhos.

4. Madeiras alternativas
O uso de madeiras é frequente na construção civil, mas a demasiada extração de madeiras de florestas não certificadas pode causar alto impacto ao meio ambiente. As madeiras certificadas acompanham selos que asseguram sua origem, fornecidos por órgãos avaliadores. Algumas das instituições que emitem selos que certificam a correta procedência da madeira são: Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal); IDHEA – Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica; Instituto Falcão Bauer; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

5. Vidro Inteligente
Vidros eletrocrômicos possuem uma tecnologia que permite controlar a quantidade de iluminação e radiação solar que uma área receberá. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, as janelas com estes vidros são até 75% mais eficientes no verão e 45% no inverno, em relação às janelas com vidros comuns, resultado numa economia de 25% de energia.

A adoção destes elementos desde o início do projeto pode ser um grande diferencial tanto na estrutura e teor da concretização da obra quanto em sua funcionalidade ao consumidor final.

Veja também

08 out., 2021
Sua empresa está deixando o local ou sendo realocada para outro espaço? O descomissionamento é um fator significativo na entrega do imóvel. Entender as responsabilidades de desativação - de acordo com o contrato de locação - é fundamental. Ao assinar o contrato de locação do escritório, a empresa torna-se contratualmente obrigada a seguir as cláusulas de desativação, as quais especificam as condições que o espaço deverá ser devolvido. O descomissionamento nada mais é que a desativação do ambiente, que consiste em retornar o espaço à sua condição original ao momento da locação. Como funciona o descomissionamento? A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com cada contrato de locação. Alguns exigem apenas a limpeza do ambiente, já outros, podem exigir a sua condição original. É mais comum que seja exigido em sua condição original, podendo incluir: Remoção de Drywall, paredes e/ou divisórias; Remoção de todo cabeamento instalado após a assinatura do contrato; Remoção de móveis, utensílios, equipamentos, entre outros; Fazer reparos, caso sejam necessários; Re-individualizar conjuntos unificados; Remoção de piso elevado, carpetes e forros. Deixar a Infra estrutura de Ar e Elétrica conforme o conjunto foi recebido. O descomissionamento é bem variável de acordo com cada contrato e essas são algumas das exigências que podem constar em suas cláusulas. A maneira mais fácil de cumprir as obrigações contratuais é contar com uma empresa qualificada para executar o processo de desativação do escritório, principalmente em casos de realocação, onde se faz necessário todo o cuidado com os pertences que poderão ser reutilizados. A Certo Engenharia oferece o serviço de descomissionamento, com profissionais licenciados e capacitados, gerenciando e executando o processo de forma econômica e eficiente. ⠀ https://www.certo.eng.br/corporativo
17 ago., 2021
Neste dia em que comemora-se o "Dia do Patrimônio Histórico", trouxemos três edifícios históricos, marcados pelos grandes projetos arquitetônicos, do município de São Paulo. Além de apresentarmos esses marcos, esperamos conseguir incentivar a proteção e conservação desses bens em nossa cidade!
30 mai., 2021
Especial Dia do Decorador
Mais artigos
Share by: