Patrimônios Históricos do Município de São Paulo

Neste dia em que comemora-se o "Dia do Patrimônio Histórico", trouxemos três edifícios históricos, marcados pelos grandes projetos arquitetônicos, do município de São Paulo. 
 
Além de apresentarmos esses marcos, esperamos conseguir incentivar a proteção e conservação desses bens em nossa cidade!

Patrimônio histórico é o conjunto de bens de natureza material e/ou imaterial que guarda em si referências à identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos sociais. 

Esses três edifícios escolhidos, contemplam grandes projetos arquitetônicos, beleza e características únicas na construção. 
  • Casa das Rosas

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Casa das Rosas

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Casa das Rosas

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Casa das Rosas

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Concluída sua construção em 1935, a Casa das Rosas, foi uma mansão construída para a família Ramos de Azevedo.
 

Projetada pelo famoso escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, a mansão localizada na Avenida Paulista, contemplava um estilo clássico francês, 30 cômodos, edícula, jardins, quadras e um belo pomar. 

A casa foi habitada durante anos pela família, até meados de 1980, já que nessa época, a Avenida Paulista não era mais a mesma, devido aos prédios comerciais, bancos, edifícios e o caraterístico trânsito de pessoas e veículos. 

Ameaçado de demolição, a mansão foi preservada em ação pelo Governo do Estado de São Paulo. Na parte do terreno que dá para Alameda Santos, foi liberada a construção de um edifício comercial enquanto a casa foi restaurada e transformada em espaço cultural, inaugurado em 1991.

Em 2003, o bem tombado foi fechado para reformas e manutenção, sendo reinaugurado em 9 de dezembro de 2004 e renomeado para homenagear o poeta Haroldo de Campos. A Casa das Rosas permanece um legítimo representante da arquitetura paulista como símbolo e referência de memória do cotidiano e das transformações da cidade e modos de vida. E é nesse contexto que a Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura), tem oferecido à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc.

  • Theatro Municipal de São Paulo

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Theatro Municipal de São Paulo

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Theatro Municipal de São Paulo

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Theatro Municipal de São Paulo

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Localizado no centro da cidade de São Paulo, na Praça Ramos de Azevedo, o Theatro Municipal de São Paulo é um dos teatros mais importantes do Brasil e do mundo.

Tendo como objetivo, atender aos desejos da elite paulista, o projeto assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 1911, depois de 8 anos de construção.

O projeto tem em seu estilo arquitetônico, semelhanças aos mais importantes teatros do mundo e uma forte inspiração na Ópera de Paris.

O edifício faz parte do patrimônio histórico do Estado de São Paulo desde 1981, quando foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). 

Atualmente, com mais de 100 anos de história, três reformas preservaram, renovaram e ampliaram o Theatro Municipal de São Paulo. Em 2012 foram criadas as instalações da Praça das Artes para abrigar os corpos artísticos, as escolas municipais de música e dança, restaurante e as múltiplas atividades que integram o Complexo Theatro Municipal.

  • Parque da Independência

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Parque da Independência

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Parque da Independência

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Parque da Independência

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

O Parque da Independência, inaugurado em 1989, nas margens do córrego do bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, faz parte do patrimônio histórico cultural brasileiro devido ao Grito da Independência do país, ali proclamada por D. Pedro I.

O Parque da Independência e as instalações foram desenhados buscando uma obra imponente, grandiosa, influenciado pela arquitetura e paisagismo francês. A única estrutura no parque que rejeita essa postura é a Casa do Grito, que é exemplo de uma casa comum de São Paulo em 1822.

O parque abriga atualmente o Museu Paulista, Monumento à Independência e a Casa do Grito. Em 1888, o Museu do Ipiranga foi inaugurado como museu de História Natural e mais tarde foi reforçado seu caráter patriótico. No centenário da Independência, em 1922, como parte das comemorações foi inaugurado - apesar de ainda não concluído - o Monumento à Independência do Brasil, por Ettore Ximenes e Manfredo Manfredi. Já a Casa do Grito foi desapropriada em 1936 e em 1955 começou a passar por reformas para se aproximar à casa pintada por Pedro Américo na tela "Independência ou Morte". 

Veja também

08 out., 2021
Sua empresa está deixando o local ou sendo realocada para outro espaço? O descomissionamento é um fator significativo na entrega do imóvel. Entender as responsabilidades de desativação - de acordo com o contrato de locação - é fundamental. Ao assinar o contrato de locação do escritório, a empresa torna-se contratualmente obrigada a seguir as cláusulas de desativação, as quais especificam as condições que o espaço deverá ser devolvido. O descomissionamento nada mais é que a desativação do ambiente, que consiste em retornar o espaço à sua condição original ao momento da locação. Como funciona o descomissionamento? A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com cada contrato de locação. Alguns exigem apenas a limpeza do ambiente, já outros, podem exigir a sua condição original. É mais comum que seja exigido em sua condição original, podendo incluir: Remoção de Drywall, paredes e/ou divisórias; Remoção de todo cabeamento instalado após a assinatura do contrato; Remoção de móveis, utensílios, equipamentos, entre outros; Fazer reparos, caso sejam necessários; Re-individualizar conjuntos unificados; Remoção de piso elevado, carpetes e forros. Deixar a Infra estrutura de Ar e Elétrica conforme o conjunto foi recebido. O descomissionamento é bem variável de acordo com cada contrato e essas são algumas das exigências que podem constar em suas cláusulas. A maneira mais fácil de cumprir as obrigações contratuais é contar com uma empresa qualificada para executar o processo de desativação do escritório, principalmente em casos de realocação, onde se faz necessário todo o cuidado com os pertences que poderão ser reutilizados. A Certo Engenharia oferece o serviço de descomissionamento, com profissionais licenciados e capacitados, gerenciando e executando o processo de forma econômica e eficiente. ⠀ https://www.certo.eng.br/corporativo
30 mai., 2021
Especial Dia do Decorador
30 abr., 2021
Na área da engenharia civil existem diversas segmentações e algumas delas são as que atuamos, é sobre isso que vamos falar. Composta por profissionais com mais de 15 anos de experiência, acreditamos que para oferecermos o melhor resultado, devemos contar com bons profissionais, processos rigorosos e gestão eficaz, valorizando o crescimento dos nossos clientes e construindo mais que obras, EXPERIÊNCIAS ! Atuamos em 3 principais áreas, sendo elas: Obras Corporativas, Obras Comerciais e Obras de Infraestrutura.
Mais artigos
Share by: