Estanqueidade à água: qual a diferença entre áreas molhadas e molháveis?

A execução de obras em áreas que podem estar em contato direto com a água, como cozinhas e banheiros, requer alguns cuidados antes mesmo da etapa de entrega. Na finalização de pisos e paredes, é extremamente importante dar a devida atenção para a capacidade de vedação e impermeabilização dos materiais. Isso é chamado de estanqueidade à água.

A pressão que a água faz nas partes internas de instalações como tubulações e canos hidráulicos, ou o peso dela em partes externas como pisos e azulejos, deve ser conferida através de testes à estanqueidade. A fim de detectar se não há vazamento ou algum defeito de fabricação no produto, o teste garante o bom funcionamento e segurança dos usuários.

Materiais que são aplicados em áreas molhadas e molháveis devem passar por esse teste, além claro, de serem devidamente indicados para construção e acabamento do local. Mas, como saber a diferença entre essas áreas e para tanto, qual o nível de estanqueidade cada uma deve ter? Confira nossa tabela comparativa e definições abaixo:
As áreas molhadas são aquelas em que há contato de água constante, possibilitando até mesmo a formação de lâminas d’água, como banheiros, áreas de serviço e espaços descobertos. Os materiais, revestimentos e acabamentos aplicados devem ter alta capacidade de evitar umidade, se submetidas a camadas de água com ao menos 10 milímetros por 72 horas.

“Após 24 horas, depois da retirada da água, o local não deve apresentar bolhas, fissuras, empolamentos, destacamentos, descolamentos, delaminações, eflorescências e desagregação superficial”, acrescenta Carlos Magno de Faria, consultor de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos, justificando a importância do teste de estanqueidade.
Banheiro com chuveiro e banheira – Área molhada – Certo Engenharia
Já as áreas molháveis, recebem pequenas quantidades de água como respingos, o que não ocasiona formação de lâminas d’água, e mesmo com a decorrência do uso se mantêm sem alterações em suas propriedades. De acordo com a Norma ABNT para vedação em edificações – NBR 15.575 -, o ambiente não necessita de altíssima estanqueidade à água, mas deve ser resistente à umidade. Exemplos de áreas molháveis são cozinhas, copas e varandas cobertas.
Varanda gourmet em residência – Área molhável – Certo Engenharia
Ainda tem alguma dúvida sobre áreas molhadas e molháveis? Comente e saiba como a Certo Engenharia pode solucionar com qualidade e segurança, todas as etapas de sua obra. 

Conte conosco para o correto gerenciamento e processos até a entrega das chaves.

Veja também

08 out., 2021
Sua empresa está deixando o local ou sendo realocada para outro espaço? O descomissionamento é um fator significativo na entrega do imóvel. Entender as responsabilidades de desativação - de acordo com o contrato de locação - é fundamental. Ao assinar o contrato de locação do escritório, a empresa torna-se contratualmente obrigada a seguir as cláusulas de desativação, as quais especificam as condições que o espaço deverá ser devolvido. O descomissionamento nada mais é que a desativação do ambiente, que consiste em retornar o espaço à sua condição original ao momento da locação. Como funciona o descomissionamento? A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com cada contrato de locação. Alguns exigem apenas a limpeza do ambiente, já outros, podem exigir a sua condição original. É mais comum que seja exigido em sua condição original, podendo incluir: Remoção de Drywall, paredes e/ou divisórias; Remoção de todo cabeamento instalado após a assinatura do contrato; Remoção de móveis, utensílios, equipamentos, entre outros; Fazer reparos, caso sejam necessários; Re-individualizar conjuntos unificados; Remoção de piso elevado, carpetes e forros. Deixar a Infra estrutura de Ar e Elétrica conforme o conjunto foi recebido. O descomissionamento é bem variável de acordo com cada contrato e essas são algumas das exigências que podem constar em suas cláusulas. A maneira mais fácil de cumprir as obrigações contratuais é contar com uma empresa qualificada para executar o processo de desativação do escritório, principalmente em casos de realocação, onde se faz necessário todo o cuidado com os pertences que poderão ser reutilizados. A Certo Engenharia oferece o serviço de descomissionamento, com profissionais licenciados e capacitados, gerenciando e executando o processo de forma econômica e eficiente. ⠀ https://www.certo.eng.br/corporativo
17 ago., 2021
Neste dia em que comemora-se o "Dia do Patrimônio Histórico", trouxemos três edifícios históricos, marcados pelos grandes projetos arquitetônicos, do município de São Paulo. Além de apresentarmos esses marcos, esperamos conseguir incentivar a proteção e conservação desses bens em nossa cidade!
30 mai., 2021
Especial Dia do Decorador
Mais artigos
Share by: