O que é Design build?
O processo de construção e gerenciamento de projeto que têm conquistado cada vez mais adeptos e é praticado por diversas construtoras, inclusive pela Certo Engenharia se chama design-build, mas você sabe como funciona esse sistema?

Muitos contratados e contratantes ainda estão acostumados com o sistema design-bid-build (desenho-licitação-construção), onde a empresa contratada para conceber o projeto, não participa ativamente da realização da construção, que é feita por uma empreiteira desvinculada do processo. Orçadas separadamente, as empresas passam por análise do cliente para então trabalhar de forma independente, tendo o próprio cliente como o principal gerenciador. Isso concentra maior responsabilidade por parte do contratante e pode levar até o dobro do tempo para o projeto começar a sair do papel.

Já o cliente que opta por contratar uma empresa que adota o modelo design-build, tem mais vantagens quanto ao gerenciamento e tempo levado para realizar a obra. Por concentrar as contratações de equipes técnicas e construtores, a empresa escolhida assume as responsabilidades de gerenciar o processo, garantindo prazo e entrega completa do mesmo.

Os riscos de conflitos entre as partes construtivas nesse modelo são reduzidos, uma vez que a firma contratada, concentra todos os fornecedores e projetistas, gerenciando-os de forma única. Ou seja, o cliente faz contrato com uma única empresa, que então, contrata suas equipes para a empreitada.

Afinal, quais são as principais vantagens de se contratar e trabalhar sob o modelo design-build? Os custos e prazos passam a ser menores por conta da inteligência das etapas, que podem ser até eliminadas, uma vez que a contratação da construtora é realizada antes que o projeto seja concluído. Além disso, o gerenciamento e controle é feito por um único contratante, o que agiliza mais uma vez, o processo para grandes ou complexos projetos, por exemplo.

Veja também

08 out., 2021
Sua empresa está deixando o local ou sendo realocada para outro espaço? O descomissionamento é um fator significativo na entrega do imóvel. Entender as responsabilidades de desativação - de acordo com o contrato de locação - é fundamental. Ao assinar o contrato de locação do escritório, a empresa torna-se contratualmente obrigada a seguir as cláusulas de desativação, as quais especificam as condições que o espaço deverá ser devolvido. O descomissionamento nada mais é que a desativação do ambiente, que consiste em retornar o espaço à sua condição original ao momento da locação. Como funciona o descomissionamento? A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com cada contrato de locação. Alguns exigem apenas a limpeza do ambiente, já outros, podem exigir a sua condição original. É mais comum que seja exigido em sua condição original, podendo incluir: Remoção de Drywall, paredes e/ou divisórias; Remoção de todo cabeamento instalado após a assinatura do contrato; Remoção de móveis, utensílios, equipamentos, entre outros; Fazer reparos, caso sejam necessários; Re-individualizar conjuntos unificados; Remoção de piso elevado, carpetes e forros. Deixar a Infra estrutura de Ar e Elétrica conforme o conjunto foi recebido. O descomissionamento é bem variável de acordo com cada contrato e essas são algumas das exigências que podem constar em suas cláusulas. A maneira mais fácil de cumprir as obrigações contratuais é contar com uma empresa qualificada para executar o processo de desativação do escritório, principalmente em casos de realocação, onde se faz necessário todo o cuidado com os pertences que poderão ser reutilizados. A Certo Engenharia oferece o serviço de descomissionamento, com profissionais licenciados e capacitados, gerenciando e executando o processo de forma econômica e eficiente. ⠀ https://www.certo.eng.br/corporativo
17 ago., 2021
Neste dia em que comemora-se o "Dia do Patrimônio Histórico", trouxemos três edifícios históricos, marcados pelos grandes projetos arquitetônicos, do município de São Paulo. Além de apresentarmos esses marcos, esperamos conseguir incentivar a proteção e conservação desses bens em nossa cidade!
30 mai., 2021
Especial Dia do Decorador
Mais artigos
Share by: