Acabamentos para áreas com alta incidência de calor
O período de calor e sol forte traz um lembrete: Qual a melhor a escolha de acabamentos onde há alta incidência solar ou retenção de calor? Conforto térmico, durabilidade e praticidade devem ser priorizados para um bom projeto em ambientes com maior incidência de calor. Por isso, preparamos uma lista com acabamentos que além de não reter calor, têm alta durabilidade, são práticos para limpar e também versáteis. Use-os de forma efetiva na batalha contra o calor e fique tranquilo durante o verão

Porcelanato
Versátil pela quantidade de opções disponíveis no mercado, e por poder ser aplicado em pisos e paredes, o porcelanato traz frescor ao ambiente, pois não retêm calor e contribui para o local ficar menos aquecido. Fácil de limpar, também não absorve água ou gordura e dificilmente risca. Além disso, existem diversas cores e texturas que até imitam outros acabamentos.

Pastilhas
Escritório Uber em Hong Kong
As pastilhas de vidro ou porcelana são uma ótima opção para colorir o ambiente e manter a temperatura mais amena, já que o material de sua composição não absorve calor. Sua beleza e diversidade de acabamentos permitem o multiuso em diversos cômodos e locais, desde o piso até as paredes.
 
Azulejos
Muito utilizado no Brasil, o azulejo é um revestimento durável, prático e com diversas opções de escolha. Tem uma das faces vidrada, por conta de um esmalte que o torna impermeável e brilhante, e dessa forma tende a manter o ambiente onde está aplicado, mais fresco. Tem fácil limpeza e manutenção, e apesar de não ser muito utilizado em áreas que não são molhadas, podem ficar muito elegantes em áreas comuns como a recepção de uma empresa.

Ladrilhos hidráulicos
Larissa Catossi Arquitetura
Eles não retém calor e dão um toque especial ao ambiente que é aplicado, trazendo mais cor e alegria. Diferente do azulejo, o ladrilho hidráulico tem produção artesanal e as peças são feitas uma a uma de forma considerada sustentável, pois ao invés de utilizar fornos, eles passam por uma prensa hidráulica e são submergidos em água para finalizar o acabamento de seus desenhos e torna-los mais duráveis.

Mármore, Granito e Pedras
Escritório Holt Renfrew Toronto
Usadas para manter os espaços mais frescos e elegantes, mármores, granitos e outras pedras naturais podem ser aplicadas em pisos, paredes e bancadas. São muito duráveis, não absorvem calor, mas requerem uma atenção quanto à sua manutenção para manter-se bonitas por mais tempo. As pedras que têm aspecto poroso, também são uma boa opção, pois absorvem umidade e dão maior conforto térmico ao ambiente.

Cimento queimado
Aplicável tanto em pisos, como em paredes, o cimento queimado vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente residencial e corporativo, ainda mais quando a decoração é voltada para a temática industrial e moderna. É considerado um revestimento frio que traz frescor ao ambiente e tem alta durabilidade, além de sua beleza.

Tijolo à vista
Uma parede de tijolos à vista pode proporcionar mais frescor ao ambiente, já que este acabamento é moldado à base de cerâmica. O componente terroso tem características que permitem a umidificação do cômodo, por conta de seus pequenos poros que permitem a passagem de água e consequente resfriamento do ambiente.

Madeira
Escritório TBWA em Amsterdam
Este material deve ter tratamento correto contra os danos naturais antes de sua aplicação. Os acabamentos de madeira são elegantes e versáteis, pois não absorvem calor e tem alta durabilidade, até mesmo contra a água e sol. Além disso, têm um bom isolamento termo acústico e é extremamente elegante ao espaço.

Plantas
Uma alternativa é inserir plantas próximas às entradas de ventilação dentro e fora do ambiente quando possível. A paisagista Nô Figueiredo afirma: “Quanto mais, melhor. Elas ajudam a refrescar porque transpiram e umidificam o ar, soltando um vaporzinho no ambiente”. Outra opção é também criar um jardim vertical para as plantas absorverem o calor e assim, evitar que o ambiente esquente.

Para ter a correta orientação de projeto, gerenciamento e execução de obra, contate a Certo Engenharia e conte com a experiência de nossos profissionais. Gostou das dicas? Compartilhe conosco!

Veja também

08 out., 2021
Sua empresa está deixando o local ou sendo realocada para outro espaço? O descomissionamento é um fator significativo na entrega do imóvel. Entender as responsabilidades de desativação - de acordo com o contrato de locação - é fundamental. Ao assinar o contrato de locação do escritório, a empresa torna-se contratualmente obrigada a seguir as cláusulas de desativação, as quais especificam as condições que o espaço deverá ser devolvido. O descomissionamento nada mais é que a desativação do ambiente, que consiste em retornar o espaço à sua condição original ao momento da locação. Como funciona o descomissionamento? A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com cada contrato de locação. Alguns exigem apenas a limpeza do ambiente, já outros, podem exigir a sua condição original. É mais comum que seja exigido em sua condição original, podendo incluir: Remoção de Drywall, paredes e/ou divisórias; Remoção de todo cabeamento instalado após a assinatura do contrato; Remoção de móveis, utensílios, equipamentos, entre outros; Fazer reparos, caso sejam necessários; Re-individualizar conjuntos unificados; Remoção de piso elevado, carpetes e forros. Deixar a Infra estrutura de Ar e Elétrica conforme o conjunto foi recebido. O descomissionamento é bem variável de acordo com cada contrato e essas são algumas das exigências que podem constar em suas cláusulas. A maneira mais fácil de cumprir as obrigações contratuais é contar com uma empresa qualificada para executar o processo de desativação do escritório, principalmente em casos de realocação, onde se faz necessário todo o cuidado com os pertences que poderão ser reutilizados. A Certo Engenharia oferece o serviço de descomissionamento, com profissionais licenciados e capacitados, gerenciando e executando o processo de forma econômica e eficiente. ⠀ https://www.certo.eng.br/corporativo
17 ago., 2021
Neste dia em que comemora-se o "Dia do Patrimônio Histórico", trouxemos três edifícios históricos, marcados pelos grandes projetos arquitetônicos, do município de São Paulo. Além de apresentarmos esses marcos, esperamos conseguir incentivar a proteção e conservação desses bens em nossa cidade!
30 mai., 2021
Especial Dia do Decorador
Mais artigos
Share by: